24.4.08

O dia em que o prédio balançou . . .

Na última Terça-feira (22/04/2008), por volta das 21:05 hs, eu estava na sala do meu apartamento deitado no sofá assistindo televisão tranquilamente, quando inesperadamente senti um tremor, rapidamente levantei e percebi que o prédio estava balançando, assustado começei alertar minha esposa, "o prédio esta balançando, o prédio esta balançando", ela estava em outro cômodo do apartamento ao telefone com uma amiga e não escutou meus primeiros alertas. Sobre a mesa de jantar um ornamento também balançava muito, quando finalmente minha esposa me ouviu, reiterei "o prédio esta balançando", ela então ainda ao telefone, informou a amiga sobre o que eu estava alertando e falou que ia desligar. Foi tudo muito rápido, questão de segundos, pensei que fosse algo especificamente com o prédio, minha filha dormia serenamente no quarto dela, pensei em sairmos todos rapidamente do prédio, corri na varanda e não vi movimento algum, na rua onde moro passa ônibus o que causa alguma vibração, mas nada como o tremor naquele momento sentido. Ainda assustado, comentei com minha esposa, "isto foi estranho, creio que foi um abalo sísmico e logo saberemos", não demorou muito e os canais de televisão começaram a noticiar o ocorrido, tinhamos acabado de vivenciar um TERREMOTO de 5.2 graus na escala Richter que foi detectado na costa brasileira, a 215 quilômetros de São Vicente, litoral sul de São Paulo, de acordo com o site de monitoramento de terremotos dos Estados Unidos, o US Geological Survey. O tremor teve reflexos em 20 cidades paulistas e em pelo menos quatro outros Estados - Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.