3.9.06

Centro de Cidadania da Juventude


No tempo em que eu estava cursando a faculdade, sempre que necessitava de um bom lugar para leitura, estudos e reflexões, eu buscava a estrutura e a tranqüilidade do Centro Cultural de São Paulo, lá na Rua Vergueiro, no bairro Paraíso. Naquele tempo eu estava acostumado a deslocar-me para aquele lado da cidade, pois a faculdade estava localizada naquela região. Bom, minha graduação passou, os papéis que tenho que desempenhar são outros, há outras responsabilidades e menos disponibilidade de tempo, ou seja, a vida mudou, mas não mudou a necessidade constante que tenho em obter novos conhecimentos, entretanto nunca mais foi possível deslocar-me até o Centro Cultural de São Paulo, pois com o tempo tornou-se oneroso sob alguns aspectos, o que me levou nos últimos tempos a buscar uma alternativa de local e espaço, onde eu pudesse realizar as atividades de outrora.

Nos últimos meses, todas as vezes que eu passava pela Avenida Deputado Emílio Carlos ou até mesmo pela Avenida Inajar de Souza, ambas na Vila Nova Cachoeirinha, chamava-me a atenção o prédio recém inaugurado pelo agora ex-prefeito José Serra, onde antes se encontrava há muitos anos uma obra parada denominada na região como “esqueleto do Jânio”.

O prédio a que me refiro é o Centro de Cidania da Juventude (CCJ), um novo equipamento da Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo:

“Oferecer um espaço com informações, serviços, produtos, atividades, cursos, oficinas, projetos, políticas e, ao mesmo tempo, possibilitar a expressão e a comunicação da juventude”

Neste último Sábado (02/09/2006), finalmente estive no CCJ para conhecer as instalações e conferir seus objetivos, e o fato é que fiquei agradavelmente surpreendido, o local é bonito, bem organizado, limpo e muito bem estruturado. Foi gostoso ver que os jovens da comunidade local, principalmente aqueles notadamente mais humildes, estão através deste equipamento, tendo acesso à cultura e por diferentes meios, tais como, exposições, shows, oficinas, teatro, cinema, acesso a Internet etc.

Bom, além da minha satisfação devido aos motivos que acima mencionei, também fiquei feliz por encontrar na biblioteca do CCJ, especificamente na sala de leitura anexa, um local agradável, com mesas amplas e cadeiras extremamente confortáveis, ou seja, tudo aquilo que eu buscava para realizar as atividades de leitura, estudos e reflexões como no tempo em que eu freqüentava o Centro Cultural de São Paulo, porém, a grande diferença é que o CCJ fica pertinho de casa, e senão bastasse com o tempo poderei engajar-me e até mesmo usufruir, participar ou até colaborar com programação cultural do equipamento.

Curiosidade:
O Centro de Cidadania da Juventude é o primeiro da América Latina feito nos moldes do espaço criado em Madri (Espanha) em 2000 e, na seqüência, adotado em toda a Europa.

Ed.